A tradução técnica nos dias atuais parte I

Atualmente, observamos um desenvolvimento muito veloz das tecnologias e as demandas para os tradutores não demonstram sinais de enfraquecimento. Na verdade, o tradutor técnico está cada vez mais dependente da tecnologia da informação (TI). Para o seu serviço de tradução técnica, sua adaptação a estas tecnologias são fundamentais. Tradutores e empresas de tradução que não se adaptam se tornarão obsoletos.

 

Serviço de tradução de sites tradução técnica A tradução técnica nos dias atuais parte I Servi  o de tradu    o de sites 300x150

 

As primeira teorias sobre processos de tradução técnica automática se deram ainda no século XVII, quando alguns filósofos como Leibniz e Descartes tiveram a ideia de codificar palavras que se relacionavam entre as diferentes línguas. Foi um trabalho que teve apenas um cunho teórico.

O primeiro sistema de tradução técnica automática apareceu em 1933, quando Smirnov-Trojanskij apresentou um mecanismo que permitia a tradução entre diversas línguas ao mesmo tempo. No final da década de 50, foi introduzido o uso de uma calculadora científica que utilizava uma pequena quantidade de dados e proporcionava uma tradução palavra-por-palavra. Weaver Memorandum é um exemplo de sistema que traduzia automaticamente segmentos entre os idiomas russo e inglês.

Mas o grande progresso do serviço de tradução com uso da tradução automática aconteceu a partir de 1954, quando surge o Georgetown-IBM Experiment, que possibilitava a tradução de 60 sentenças entre o russo e o inglês. Fazendo uso de um recurso lexicográfico restrito – com aproximadamente 250 entradas – e apenas seis regras gramaticais.

Nos anos 90, a IBM apresentou o primeiro protótipo de um sistema de tradução automática, criando uma agência de tradução interna que utilizava esta tecnologia e oferecendo novas direções para a tecnologia a plicada no serviço de tradução técnica.

Atualmente, vários sistemas estão em desenvolvimento e apoiam o serviço de tradução tanto da empresa de tradução quanto do tradutor.

 

Esta é a primeira parte dos posts sobre a tecnologia aplicada à tradução. Logo virão mais.

 

Se quiserem saber mais sobre o assunto ou qualquer questão relacionada à tradução técnica, entre em CONTATO conosco.