Magma Translation: empresa de Traducoes Brasil

Mercado de tradução pós pandemia

Compartilhar

Você quer compreender com mais detalhes as perspectivas para o mercado de tradução pós pandemia? Então está no lugar certo.

Este conteúdo tem como objetivo traçar um panorama sobre este mercado tão importante para o setor empresarial, independentemente do nicho de atuação.

Portanto, não deixe de conferir este artigo até o final para ficar por dentro do assunto.

Como que o mercado de tradução será afetado no período pós pandemia?

Atualmente, a situação do mercado de tradução está ambivalente.

Isso significa que tudo vai depender da empresa, do local onde está situada e da resposta ao cenário vigente.

Os negócios que tiveram a chance de organizar todo processo do trabalho de forma efetiva e remota, podem se considerar no topo do sucesso.

Isso porque, o mundo inteiro está exercendo suas funções de cada, cenário que colabora fortemente para o desenvolvimento do mercado de entretenimento oferecido na internet.

Netflix, Amazon e YouTube, por exemplo, foram algumas das empresas que experimentaram um significativo aumento da quantidade de clientes.

Esse cenário acaba desaguando na necessidade de que mais conteúdos sejam publicados.

E isso significa uma excelente notícia para o mercado de tradução, já que seu serviço será mais procurado e o seu trabalho será mais facilmente organizado de forma remota.

Aumento de conteúdos traduzidos para o chinês

O tradutor de chinês será o profissional procurado de forma especial.

Qual o motivo para essa projeção?

Isso se deve ao fato da grande lacuna formada na economia durante a pandemia.

Isso porque, a China vem se recuperando nos últimos meses com a finalidade de alcançar, agilmente, a sua posição principal como o país produtor e exportador global.

Outra razão é a troca de experiências voltadas para o combate do covid-19 e para o tratamento dos pacientes.

Com isso, a troca de informações acaba sendo impulsionada entre os pesquisadores da área da saúde, imunologia, virologia, etc.

Assim, os tradutores da área médica podem esperar uma grande demanda no mercado de tradução.

Considerando o fato de que não existem muitos tradutores, os especialistas nessas disciplinas encontram agora uma excelente oportunidade para expandir o seu leque de habilidades a fim de satisfazer a grande demanda.

Mercado de tradução hoje e no futuro

Veja a seguir uma lista de outros serviços que terão uma grande demanda no mercado de tradução após o período de pandemia.

1. Tradutor de documentos

Esse tipo de tradução sempre foi popular. No entanto, hoje em dia, a demanda pelo serviço de tradução juramentada aumentou.

Essa tradução se refere aos documentos governamentais, bem como às informações que são fornecidas pelas organizações não governamentais, como é o caso da OMS.

Além disso, o futuro próximo vai obrigar as empresas a procurarem novas parcerias de negócios, bem como ampliar a quantidade de serviços e bens prestados, o que sinaliza para o aumento de novos acordos e contratos comerciais.

2. Tradução da área de marketing

Por conta da quarentena, a maioria das pessoas está confinada dentro de casa, saindo somente em caso de necessidade.

Muitos restaurantes, cafés e outros estabelecimentos precisam procurar novas formas de alcançar os consumidores.

Por isso, o e-commerce e outros tipos de serviços onlines estão crescendo e necessitando de publicidade.

Os empreendedores estão na busca em alcançar mais clientes, de modo que precisam contar com o suporte dos serviços mais eficazes de tradução de marketing.

3. Tradução da área médica

Como você sabe, o covid-19 é uma doença provocada por um vírus, o qual está sendo objeto de estudo até hoje.

Médicos e pesquisadores produzem, agora, estudos em tempos menores, sendo muitos deles fundamentais para combater o coronavírus.

O setor da saúde em nível global precisa ser constantemente informado sobre qualquer descoberta que tenha sido feita em relação ao novo vírus.

Com isso, as soluções para impedir que a doença se dissemine são encontradas de forma mais rápida e eficaz.

Consequentemente, o mercado de tradução médica se aqueceu muito nos últimos tempos e a tendência é de que se mantenha assim no futuro.

Os tradutores são os profissionais capazes, nesse caso, de disseminar em vários idiomas a compreensão de artigos e pesquisas médicas importantes.

Como que a rotina do tradutor foi alterada?

Felizmente, o serviço prestado pelo tradutor é muito flexível, sendo possível seu exercício mesmo durante a pandemia.

Com a internet fica muito fácil entrar em contato com seus clientes, seja através do Skype, do Zoom, etc.

Porém, para o tradutor que não tem costume de trabalhar em home office, o desafio pode ser um pouco maior.

Qualquer função que envolva a escrita necessita de muita concentração e de um espaço confortável de trabalho.

Para que este profissional se mantenha produtivo no trabalho remoto, é importante que considere as seguintes dicas:

  • Elaboração de um cronograma: o tempo destinado ao trabalho tem que ser distribuído de forma adequada e contar com certos limites. É bem mais fácil para o tradutor organizar o trabalho quando sua rotina se baseia em um cronograma claro e objetivo;
  • Definição de prazos: independentemente do tamanho do projeto, ele deve ser dividido por etapas. Assim, é fundamental que o planejamento seja feito de forma correta a fim de que o fluxo de trabalho siga normalmente. Por isso, é importante que o tradutor defina os seus prazos de forma saudável e eficiente.
  • Eliminação de multitarefas: é fundamental, ainda, que o tradutor elimine os momentos onde várias tarefas são realizadas simultaneamente. Assim, é importante que cada função seja feita no seu tempo, garantindo mais eficácia e produtividade.

Projeções positivas para o período pós pandemia

De uma maneira geral, pode-se dizer que as projeções para o futuro são positivas.

Ainda que o covid não seja uma doença que permanecerá na sociedade para sempre, é certo que os seus efeitos serão duradouros na maneira como os profissionais da tradução vão operar no futuro.

Para que o mercado de tradução siga evoluindo e demonstrando a sua experiência e valor, é preciso que os profissionais e as organizações sejam mais flexíveis e capazes de sempre atender a crescente demanda presente no mundo digital.

BLOG

Veja mais postagens

Quer entender o que podemos fazer por você?

Explore onde você pode chegar.